RSS

A Cure For My Life

06 mar

“Find a cure for my life/ Oh my god/ Oh you think I’m in control/ Oh you think it’s all for fun/ put a smile on my face/ Put a price on my soul/ Build a wall/ Build a fortress around my heart.” Em bom português poderíamos traduzir como: “Encontre uma cura para minha vida/ Oh meu deus/ Oh você acha que estou no controle/ Oh você acha que tudo isso é por diversão/ coloque um sorriso na minha cara/ Coloque preço na minha alma/ Construa um muro/ construa uma fortaleza em volta do meu coração.” Esses são os versos carregados e cheios de revolta que tornaram Ida Maria conhecida (pelo menos um pouco) em todo mundo.

Quem vê a imagem fixa do link desta música no youtube, e lê seu nome em cima, pode imaginar que se trata de uma bela ‘rapariga portuguesa’, prestes a entoar o mais fino fado. Mas os riffs iniciais de “Oh My God”,  demonstram o puro Punk Rock presente em boa parte das faixas de “Fortress Round My Heart”(2008), o primeiro e ainda único desta cantora nórdica.

Podemos ir mais longe e relembrar que tudo isso começou no inicio da década de 1970 com Iggy Pop e sua banda, The Stooges, e depois deles, Ramones, Sex Pistols, The Clash e se vão mais de trinta anos de três acordes e muita energia. Apesar de nascida em 1984, anos após o ápice do Punk, quando a New Wave ditava o cenário Pop/Rock, Ida Maria demonstra que bebeu em fontes preciosas para desenvolver suas melodias. Talvez os anos que separam Ida do Punk ‘setentista’ apenas retiraram o lado muitas vezes político da época e deixaram apenas o bom humor e a ‘dor-de-cotovelo’.

Nasceu em Nesna, cidade de dois mil habitantes no norte da Noruega, cercada de muita natureza, montanhas, o mar e provavelmente muito frio. Apesar de ser filha de músicos, a influência Rock’n’Roll veio da coleção de discos da casa de um médico onde trabalhou como babá, lá conheceu Jimmy Hendrix, Janis Joplin (quem ela é fã e considera como uma cantora incomparável) entre muitos outros. Aos dezesseis foi morar na segunda maior cidade da Noruega, onde chovia muito, ‘e o que fazer?’ Se trancar no quarto, ouvir e fazer muita música. Algo muito curioso sobre Ida Maria, ela sofre de Sinestesia, uma patologia neurologica, que proporciona a quem sofre dela ter sensações juntas, o que no caso de um pessoa normal teria em separado. No caso de Maria, quando criança, diagnosticaram que ela vê cores quando ouve música: “É maravilhoso” declarou a cantora em entrevista.

O que mais chama atenção em Maria, além dos seus belos olhos azuis, sua estilizada cartola e suas formas ‘rechonchudas’, é o fato de seus acordes possuirem uma explicita emoção que ela coloca em todas as músicas, mesmo em estúdio. Aliás, ela fez questão de regravar e reordenar as faixas do primeiro CD, em entrevista afirmou que a primeira versão estava com muita “maquiagem”, e queria que o disco tivesse “a cara dela quando acorda”, o mais cru possível. Nada mais puro, nada mais Punk. Um bom disco precisa de mais que duas músicas boas, em “Fortress” vale conferir todas, entre elas: “I Like You So Much Better When You’re Naked“, “For Give Me“, “Queen of the World“, “Stella“, “Drive Away My Heart“, “Morning Light” , “Louie” além de “Oh My God“.

Ida Maria demonstra emoção, espontaneidade e muita sinceridade, tanto em suas letras como quando sobe ao palco onde literalmente se ‘descabela’, sempre passando muita paixão pelo rock que parece vir de seu útero.  Carisma e bom humor, também presentes em algumas músicas, demonstram que seu potencial pode leva-la ao topo, caso ela mantenha a qualidade em seu próximo disco, no qual atualmente trabalha.

Site Oficial

Pra não dizer que não falei das flores, citei Iggy Pop por que ele divide os vocais com Maria em uma versão para música “Oh My God”, confesso que gosto mais da versão original. Apesar do peso de suas guitarras (que ela toca também) com levada punk, Ida Maria diz que faz música pop. Vale conferir o vídeo acima de “I Like You So Much Better When You’re Naked”, pela letra ‘sugestivamente’ engraçada, e pelo visual inspirado nas colagens de jornais e revistas, marca registrada do movimento Punk, tão ‘revisitado’ na moda e no design desde então.

Pra não dizer que não falei das flores também, ela ficou mais conhecida na mídia, quando “Oh My God” apareceu no seriado americano “Gossip Girls”. Seu disco foi eleito um dos dez melhores pela revista People em 2009, que chamou sua música de “punk-pop”. Maria declara que esta faixa não é uma blasfêmia, como alguns críticos religiosos chegaram a ‘reclamar’, tanto esta como em ‘Stella’, existe sim uma critica bem-humorada, onde deus é um velho que se apaixona por uma prostituta de quarenta e três anos, ela diz que não é religiosa e acha ‘engraçado’ o fato de algumas pessoas levarem ‘tão a sério’ a religião e suas doutrinas.

Obs.: Agradeço a Stephanie, minha amiga jornalista, que me passou o link dessa cantora quando ainda trabalhávamos juntos: “Você já ouviu Ida Maria?”.

Obs2: Abaixo um ‘rápido e rasgado’ blues acústico que ela canta sobre seus próprios ‘seios’.

#por Jonas Ribeiro#

Anúncios
 
5 Comentários

Publicado por em março 6, 2010 em All Posts, Notas Musicais

 

Tags: , , , , , , , ,

5 Respostas para “A Cure For My Life

  1. douglas

    março 6, 2010 at 23:30

    nuss veio parabens pelo texto mto bom mesmo…

    IDA MARIA IS A CURE FOR MY LIVE!!!

     
  2. Edimaldia Ferreira

    março 7, 2010 at 19:19

    Ida Maria é uma das cantoras que merecem realmente ouvidos cheios de cores para ouvir.

    Beijo!

     
  3. Dany B.

    março 14, 2010 at 13:21

    Esse texto tá demais *-*
    vc é bom com as palavras garoto rs
    e Poxa,ainda é da Ida Maria,minha Paixão ♥

    http://semsaboor.blogspot.com/

     
  4. Davi

    abril 1, 2010 at 23:46

    muito bom o texto!!!
    Parabens!!!
    eu não sabia que ela tem sinestesia… deve ser muito legal!!!

     
  5. jess

    abril 7, 2010 at 0:51

    Ida Maria é amor.

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: