RSS

Alaska Adolescente

19 nov

Relendo a sinopse do site da Mostra, após assistir ao filme “Querido Lemon Lima” (Dear Lemon Lima), me deparei com um ótimo resumo. Sendo assim, prefiro descrever as minhas impressões sobre essa agradável película, tentarei apontar algumas particularidades que notei assistindo ao filme.

Poderia ser apenas mais um filme adolescente, sobre uma menina apaixonada por um garoto, naquela receita que conhecemos bem, a mocinha passa pelo “inferno”, muitas vezes é humilhada, encontra ajuda nos “rejeitados”, encontra a si mesma nesta trajetória, e ao final é brindada com a vitória e um amor verdadeiro. Tudo isso acontece em “Lemon Lima” mas todo o cenário montado para apresentar é o que dá um tempero especial.

Além de uma trilha musical (descaradamente) inspirada em “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, presente o tempo inteiro na busca de Vanessa Lemor. Não é possível desassociar muitos aspectos da montagem e da abordagem desse filme com “Juno”, apesar que neste caso, aparentemente, trata de um tema mais ameno do que gravidez na adolescência. Quando perguntada sobre esta semelhança, a diretora Suzi Yoonessi disse que sempre existe este tipo de comparação, mas que o roteiro dela é anterior ao lançamento de “Juno”.

A diferença de “Querido Lemon Lima”, está em algumas situações absurdas, como a da família que aceitava e incentivava a participação do único filho de 12 anos em clube de armas. Este é o exemplo mais explícito das diversas “hipocrisias” e “preconceitos” que o filme aborda. Neste momento que ele se aproxima de “Estraleando Maja”, a pratica do booling também aparece em vários momentos.

O mais curioso é o fato da história se passar no Alaska, a escola onde se desenrola grande parte da trama, tenta resgatar e criar um vínculo com a cultura nativa. O problema é que a escola é elitista, não tem alunos nativos, apenas uma bolsista, Vanessa Lemor, que na verdade é apenas “meio-nativa” (por parte do pai que ela não tem contato). Uma das linhas narrativas do filme passa justamente pela aceitação dela em ter sangue nativo, coisa que inicialmente ela rejeita.

“Dear Lemon Lima” é um ótimo filme adolescente, não podemos esquecer a qual público a história esta direcionada, mas que pode-se observar com um olhar tanto curioso sobre atores, cenários e outros aspectos, um dedo alternativo.

Site Oficial

#por Jonas Ribeiro#

Anúncios
 
 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: